Cerca de 25% das empresas fecham nos dois primeiros anos de vida, conforme pesquisa pelo Sebrae. O insucesso destes empreendimentos que fecham as portas se deve, em suma, a falta de planejamento a curto, médio e longo prazo.

De forma geral, toda empresa enfrentará dificuldades e momento de crises de leves até mesmo extremas, as quais são determinantes para a sua resiliência ou encerramento de suas atividades.

O empresário atual deve conhecer seus clientes, seus produtos e / ou serviços além de entender da sua concorrência, fornecedores, administração do fluxo de caixa, rotina empresarial, processos e procedimentos além de gerir pessoas e lidar com resolução de conflitos.

É muita demanda e muitos papeis a serem feitos a quatro mãos! É aí que entra a importância da gestão empresarial contando com assessoria especializada e que, acima de tudo, tenha vivência corporativa para agregar visão e valor ao serviço de assessoria.

Inicialmente, “gestão” significa, antes de tudo, “organização”. É necessário que o empresário inicialmente conheça do seu negócio, saiba das fragilidades da empresa para que de fato enxergue os pontos a serem modificados ou melhorados.

Após, são analisadas as áreas de finanças, pessoas, atendimento ao cliente, suprimentos, societária e demais áreas específicas que variam de empresa para empresa conforme a sua área de atuação.

Importante destacar que além da roupagem empresarial sobre todas essas áreas, o empresário não pode se esquecer da atenção necessária dessas áreas sob a vertente jurídica, em que é possível verificar os riscos do negócio, mitigá-los e traçar estratégicas empresariais e jurídicas visando o melhor interesse da organização empresária.

Desde as mais simples análises e mudanças de rotinas trazem ganhos incalculáveis à empresa, as quais contribuirão para que as corporações se perpetuem. Quanto antes a empresa contar com esse olhar, melhor frutos ela colherá!

Mariana Munhaes Bigoto
Sócia fundadora do escritório
MUNHAES BIGOTO ADVOCACIA EMPRESARIAL
Advogada Empresarial, especialista em Direito Público e em Direito Tributário e Empresarial